sábado, 2 de fevereiro de 2013

Turismo em Juiz de Fora


Apesar de ser conhecida mais pelo seu potencial universitário, juiz de fora também é uma ótima cidade para se fazer turismo. Seja pelo seu patrimônio arquitetônico, natural ou cultural. Então aproveitando esse post, vou mostrar fotos de alguns deles.




O primeiro museu surgido em Minas Gerais. Fundado em 1915 por Alfredo Ferreira Lage, abriga um dos principais acervos do país, com aproximadamente 50 mil peças.

Seu conjunto arquitetônico compreende dois edifícios: a Villa Ferreira Lage, construída entre 1856 e 1861, e o Prédio Mariano Procópio, inaugurado em 1922. Atualmente, ambos se encontram em reformas, estando fechados para visitação pública.

Além do conjunto histórico, conta com um acervo natural de grande importância ecológica, valorizando em seus jardins a exótica flora brasileira. 

O parque do Museu 


Em torno da Villa foi projetado um imenso jardim. Mariano reunira ali diversas árvores,arbustos e espécies vegetais brasileiras - muitas delas atualmente ameaçadas de extinção, como o Pinheiro do Paraná. Esta flora hoje centenária abriga uma variada fauna de pássarosmacacos e preguiças, e foi considerada pelo naturalista suíço Jean Louis Rodolphe Agassiz como "o paraíso dos trópicos".



2.  Cine-Theatro Central


O ano era 1929. O mundo vivia uma grande depressão, considerada a pior crise de recessão econômica do século XX. Em Juiz de Fora, um gigante surgia bem no coração da cidade. No dia 30 de março os juiz foranos ganhavam um espaço com o objetivo de ser uma casa de espetáculos à altura do município. Nascia o Cine-Theatro Central. O Central surgiu numa época em que Juiz de Fora já era destaque na política, comércio e indústria em Minas Gerais... 




Uma ótima oportunidade de ter contato direto com a natureza e de conhecer um pouco do que resta da Mata Atlântica brasileira. São essas as principais atrações que o turista vai encontrar, hoje, no Parque da Lajinha em Juiz de Fora.
Os atrativos no local são duas cachoeiras, o canto dos pássaros, flores, um tour em volta do lago. Além disso, o visitante pode fazer um passeio na história vendo dois bondinhos e conhecendo o relógio de sol, um dos instrumentos astronômicos mais antigos que se tem notícia


Primeira Usina hidrelétrica da América do Sul inaugurada em 1889, foi construída por iniciativa de Bernardo Mascarenhas que desejava utilizar energia hidrelétrica em sua fábrica (Companhia Têxtil Bernardo Mascarenhas) e na iluminação da cidade. Edificação singela está implantada em nível abaixo da Estrada União e Industria. O prédio transformou-se no Museu da Usina de Marmelos e tem os bens e o acervo cuidado pela Universidade Federal de Juiz de Fora através de um convênio assinado entre esta instituição e a Cemig.

Fonte...

Um comentário: